quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Enviando seu arquivo para a Gráfica ou para o Bureau de Pré Impressão.

Segue algumas dicas e macetes... para facilitar a vida...

Sempre comece entrando em contato com o seu fornecedor (gráfica ou bureau), para saber como eles trabalham e no que podem te ajudar, informação sempre é bem vinda, afinal existe vários processos pelos quais seus arquivos podem passar depois de enviado ao seu fornecedor (imposição de páginas, fechamento de arquivo, gravação de fotolito ou de CTP), sendo assim pergunte sempre como é melhor enviar aberto ou fechado. Quase sempre vão preferir o arquivo fechado, pela segurança que isso traz, a melhor opção é o PDF, que é amplamente usado hoje em dia, pela sua rápida visualização, o arquivo fica compactado e é aceito pelos softwares de imposição (quando for o caso) ou pode ser usado direto na gravação do fotolito ou CTP.
Outros detalhes importantes são as marcas de corte, registro e sangra, é sempre importante deixar essas informações no seu PDF e pelo menos 3 mm de sangra, para não ocorrer problemas na hora do refile na gráfica.
A melhor maneira de gerar um PDF confiável e fechando o arquivo e depois destilando ele no Acrobat Distiller, nas opções PDFX1A ou na High Quality Print, vc terá um PDF compacto e de alta qualidade, sempre dê uma visualizada antes de enviar, esse é o barato do PDF é fácil visualizar e identificar algum problema que tenha que ser corrigido, antes de enviar o arquivo.
Se por acaso não for possível enviar o arquivo em PDF, sem problemas isso só vai exigir mais atenção de sua parte e, mas megas para enviar. Os arquivos abertos são bem mais pesados, além disso, existe um risco maior de algum problema, como e principalmente fontes, se for possível mande sempre em curvas, isso fará seu arquivo ficar mais pesado ainda, mas te dará certa segurança, mais fique atento com o numero de nós criados pelo seu arquivo em curvas, se for muito grande pode gerar problemas na leitura, por isso sempre fique atento ao transformar grandes blocos de texto em curvas, no seu computador pode ficar lindo, mas na hora de passar para outro computador pode dar problemas.
Outro problema comum de acontecer é esquecer-se de enviar alguns links de imagem, alguns programas abrem uma visualização de baixa qualidade mesmo sem o link, mas se esse problema não for notado, a imagem ficará comprometida, evite usar links com nomes muito parecidos, algumas versões mais antigas de programas não fazem o up-date sozinho, e se for necessário linkar ”manualmente” nomes parecidos podem gerar confusão.
Verifique se as imagens estão em CMYK, por incrível que pareça isso ainda é um erro muito comum, imagens em RGB podem até dar certo dependendo do processo de fechamento, mas geralmente vão gerar erros.
Use cada programa para aquilo que ele foi destinado para fazer. Se for manipular uma imagem use Photoshop, Gimp e etc, se for vetorizar, Illustrator, Corel..., Revistas e Livros Indesigner, Page Maker. A maioria dos programas tem dentro deles mesmo alguns recursos que podem ser usados, mas não darão um resultado final satisfatório. Comumente se recebe blocos de texto em Photoshop, mas se o texto for feito com uma fonte pequena provavelmente vai perder qualidade. Quando importar imagens trabalhadas em Photoshop para o Corel Draw, por exemplo, lembre sempre de achatar a imagem antes de importar, é comum perder efeitos. Evite rotacionar imagens nos programas quando for fazer um folder, por exemplo, isso às vezes gerar uma quebra na imagem na hora do fechamento, apesar de na tela estar perfeito.
Ultimamente anda acontecendo um novo tipo de problema, o branco em overprint, geralmente usa-se o overprint para que uma cor de dois objetos distintos se sobreponham, mas quando se coloca overprint na cor branca ela simplesmente não sai, porque na impressão entende-se que a cor branca é a ausência de cor. Use o overprint com moderação.

Um comentário:

  1. E você me posta isso logo depois da minha prova de Procesos gráficos que eu não fui em nenhuma aula e metade do conteúdo está aqui.. hahahahah sangra..na hr que caiu isso eu flei o que seria SANGRA???? hahaha

    ResponderExcluir