quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Roda & Cia


Há alguns anos estou trabalhando com a Editora Roda & Cia http://www.rodaecia.com.br/, que é uma editora voltada ao publico infanto-juvenil, estão produzindo pequenas obras de arte, algumas das quais tive a honra de fazer parte do projeto, como nos livros Na venda tem, Carlos Portanova e seu tio voador e Caminho das Asas.
O livro Na venda tem é de um trabalho minucioso para confecção de cada cenário, todo feito em biscuit, como muita perfeição de detalhes, é um livro lindo de se ver e muito chamativo pela beleza e capricho do trabalho, méritos de Suzete Armani na ilustração e Nye Ribeiro a autora. Já minha parte bem mais modesta foi apenas de tratamento de imagens.
O Caminho das Asas diferente do Na venda tem, já é mais adolescente, retrata o folclore e a vida no sertão de Minas Gerais, texto de Fabricio Conde e Ilustrações Lúcia Hiratsuka, uma história muito bonita e bem representada na ilustrações, que nos leva a viajar, como todo bom livro deve sempre fazer. Nesse minha parte também foi de tratamento de imagem.
Já o Carlos Portanova e o seu tio voador, é uma grata coencidencia, porque o ilustrador é também meu professor de História da arte, Darci Campioti e a imagem da capa foi colorida e trabalhada por um grande amigo Marcelo Maiolo, o texto é de Juliio Emilo Braz, uma história emocionante, muito boa mesmo. Minha parte foi de palpiteiro, mas com a permissão da Beatriz Ribeiro Diretora de Arte da Roda & Cia, diagramação e finalização.
Fica aí todos como excelentes dicas de livros...
Cliente: Editora Roda & Cia
Tratamento de Imagem e Diagramação
Softwares: Indesigner / Photoshop

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Enviando seu arquivo para a Gráfica ou para o Bureau de Pré Impressão.

Segue algumas dicas e macetes... para facilitar a vida...

Sempre comece entrando em contato com o seu fornecedor (gráfica ou bureau), para saber como eles trabalham e no que podem te ajudar, informação sempre é bem vinda, afinal existe vários processos pelos quais seus arquivos podem passar depois de enviado ao seu fornecedor (imposição de páginas, fechamento de arquivo, gravação de fotolito ou de CTP), sendo assim pergunte sempre como é melhor enviar aberto ou fechado. Quase sempre vão preferir o arquivo fechado, pela segurança que isso traz, a melhor opção é o PDF, que é amplamente usado hoje em dia, pela sua rápida visualização, o arquivo fica compactado e é aceito pelos softwares de imposição (quando for o caso) ou pode ser usado direto na gravação do fotolito ou CTP.
Outros detalhes importantes são as marcas de corte, registro e sangra, é sempre importante deixar essas informações no seu PDF e pelo menos 3 mm de sangra, para não ocorrer problemas na hora do refile na gráfica.
A melhor maneira de gerar um PDF confiável e fechando o arquivo e depois destilando ele no Acrobat Distiller, nas opções PDFX1A ou na High Quality Print, vc terá um PDF compacto e de alta qualidade, sempre dê uma visualizada antes de enviar, esse é o barato do PDF é fácil visualizar e identificar algum problema que tenha que ser corrigido, antes de enviar o arquivo.
Se por acaso não for possível enviar o arquivo em PDF, sem problemas isso só vai exigir mais atenção de sua parte e, mas megas para enviar. Os arquivos abertos são bem mais pesados, além disso, existe um risco maior de algum problema, como e principalmente fontes, se for possível mande sempre em curvas, isso fará seu arquivo ficar mais pesado ainda, mas te dará certa segurança, mais fique atento com o numero de nós criados pelo seu arquivo em curvas, se for muito grande pode gerar problemas na leitura, por isso sempre fique atento ao transformar grandes blocos de texto em curvas, no seu computador pode ficar lindo, mas na hora de passar para outro computador pode dar problemas.
Outro problema comum de acontecer é esquecer-se de enviar alguns links de imagem, alguns programas abrem uma visualização de baixa qualidade mesmo sem o link, mas se esse problema não for notado, a imagem ficará comprometida, evite usar links com nomes muito parecidos, algumas versões mais antigas de programas não fazem o up-date sozinho, e se for necessário linkar ”manualmente” nomes parecidos podem gerar confusão.
Verifique se as imagens estão em CMYK, por incrível que pareça isso ainda é um erro muito comum, imagens em RGB podem até dar certo dependendo do processo de fechamento, mas geralmente vão gerar erros.
Use cada programa para aquilo que ele foi destinado para fazer. Se for manipular uma imagem use Photoshop, Gimp e etc, se for vetorizar, Illustrator, Corel..., Revistas e Livros Indesigner, Page Maker. A maioria dos programas tem dentro deles mesmo alguns recursos que podem ser usados, mas não darão um resultado final satisfatório. Comumente se recebe blocos de texto em Photoshop, mas se o texto for feito com uma fonte pequena provavelmente vai perder qualidade. Quando importar imagens trabalhadas em Photoshop para o Corel Draw, por exemplo, lembre sempre de achatar a imagem antes de importar, é comum perder efeitos. Evite rotacionar imagens nos programas quando for fazer um folder, por exemplo, isso às vezes gerar uma quebra na imagem na hora do fechamento, apesar de na tela estar perfeito.
Ultimamente anda acontecendo um novo tipo de problema, o branco em overprint, geralmente usa-se o overprint para que uma cor de dois objetos distintos se sobreponham, mas quando se coloca overprint na cor branca ela simplesmente não sai, porque na impressão entende-se que a cor branca é a ausência de cor. Use o overprint com moderação.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Rio 2016


Ainda hoje acredito que vou estar escrevendo “EU JÁ SABIA!”

Mas dessa vez estou junto com a candidatura do Rio. Sempre fui mais critico dizendo que esse dinheiro deveria ser investido em educação, saúde e bla, bla.. mas acho que realmente o Brasil cresceu, economicamente e estruturalmente a ponto de conseguir sediar com êxito uma Olimpíada, alias o Brasil será o centro do mundo esportivo de 2014 até 2016, quando sediará a Copa do Mundo e provavelmente a Olimpíada.

Analisando como profissional, a campanha foi excelente, o logo muito bem feito, (apesar de ter gostado mais do outro modelo), o vídeo de apresentação ficou sensacional, até o discurso do Lula foi emocionante, se fosse uma concorrência que só dependesse da apresentação, certamente seriamos o país sede.

Nosso povo é o reflexo do que significa o espírito olímpico, somos mistura de povos, guerreiros, corajosos e criativos, desde pequenos somos esportistas, quase em todas as casas brasileiras existe uma bola, não só por causa de ser o país do futebol, mas porque somos esportistas natos.

Se a bola é de futebol ela não vai escapar de vez ou outra, ser levantada e cortada como uma bola de volei, nem muito menos ser arremessada como bola de basquete, mas isso não é uma virtude da bola de futebol, a de volei e de basquete certamente serão chutadas. Misturamos esportes como futvolei, misturamos povos, misturamos cultura, religião, misturamos tudo, poderia se dizer que somos um país sem identidade. Não, pelo contrario, a nossa identidade é a mistura, por isso que seremos o país das Olimpíadas 2016...

Eu acredito, porque sou brasileiro...

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Identidade Visual


Estou criando uma identidade visual para o meu nome, depois de várias tentativas e alguns estudos, cheguei em algo que está bem próximo do que vai ser.
Destaquei a letra W do meu nome criando uma marca para a minha identidade, colocando uma sombra para dar a perspectiva de 2D. A cor azul para transmitir tranquilidade e modernidade. A forma da marca de um quadrado com cantos arredondados em um ângulo de 45º, já que o quadrado é uma das formas primarias de todos os designer.
A letra W vasado no meio para completar a sensação de 2D. Coloquei também um efeito suave de luz para dar indicar a iluminação de cima.
No meu nome coloquei duas linhas onduladas para dar a sensação de movimento e desenvolvimento, o escrito wanderlei silva que ficou ligeiramente inclinado para cima, escrito todo em caixa baixa ou letras minúsculas (como queira), para dar uniformidade ao nome.
Feito apreciem ou depreciem a vontade.

Guerreiro KGB


Atendendo a pedidos...


Nascido à cinco anos atrás, a beira mar pelo poder da cevada e de mentes alcoolizadas, essa criatura mágica com o poder magnífico de exterminar toda e qualquer cerveja, vem fazendo estragos nos bares por onde passa. Mas esses lendário guerreiro ganhou força e poder em seu habitat natural conhecido com Castelo dos Toledos e Albergue Padilha, destemido como poucos, nunca se negou a beber em nenhum outro lugar para o qual foi chamado, inclusive trazendo terror e espanto para todas as outras meras criaturas humanas, pela sua incrível capacidade de beber tudo que contenha álcool. A relatos de que já bebeu gasolina, metanol e álcool etílico, pior é que pediu a segunda dose. O guerreiro KGB quase sempre se encontra em bandos ou em duplas, mas mesmo que solitário sempre impressiona com seus poderes místicos alcoólatras, dotados de grande senso de humor e falta de senso do ridículo, não raramente dão vexame ou chamam atenção exageradamente, são invejados por muitos idolatradas por outros, mas o mais importante são unidos e indestrutíveis, quando todos juntos conseguem derrubar varias muralhas de cerveja.Sua principal fonte de força é a cerveja, dando preferência para a Brahma e Skol necessariamente nessa ordem, mas não se rende mesmo quando tem pela frente Itaipava, Schin e outros demônios piores que lhe causam azia e dor de cabeça, mas como guerreiro corajoso não se nega a beber, seja qual for a marca. Existem relatos de que alguns já conseguiram beber Kaiser, Malte 90, Cintra e Primus e sobreviveram, mostrando mais uma vez o poder inegável e incontestável da suas habilidades.O Guerreiro KGB tem alguns terríveis inimigos:- A perigosa ressaca, mas que ele vence tomando mais uma.- O Chupin, ser que até parece um KGB mas nunca ajuda nas vaquinha, minando assim as forças do verdadeiro KGB.- FDG, a Falta De Grana, essa é a mais terrível, pode derrotar e até matar o guerreiro KGB.- Domingus, esse terrível ser que faz com que o KGB comece tomando todas durante o seu dia, mas no final da noite ele fere o Guerreiro com o inicio do maldito Fantástico, que lembra o Guerreiro que é hora de parar porque segunda tem que trabalhar.